O Município de Paços de Ferreira divulgou que quer “prestar um trabalho de apoio técnico e aconselhamento aos cuidadores, com o objectivo de oferecer uma resposta pluridisciplinar, personalizada e de proximidade, contribuindo para a inclusão e promoção dos direitos das pessoas dependentes e familiares que prestam cuidados nesta área”.

O “Paços para Cuidar” consiste num gabinete “vocacionado para prestar informações e dar apoio técnico de modo a melhorar e valorizar o acto de cuidar” que “estará disponível em todas as freguesias” (ver cartaz). Vai intervir nas áreas de apoio socio-emocional, apoio psicológico, formação e informação, apoio especializado, orientação para prestações sociais, mais proximidade com o cuidador, reduzir a sobrecarga do cuidador e promoção do auto-cuidado.

A Câmara avança que “para além deste trabalho de proximidade, foi também criada uma linha telefónica de apoio ao cuidador: 255 860 778”.

O Gabinete Paços para Cuidar tem como destinatários a população em geral, residente no concelho de Paços de Ferreira, e quem pretenda obter informação sobre os direitos das pessoas em situação de dependência, e que procuram apoio e valorização dos cuidadores.