Foto: DR

Ao todo, as 179 associações humanitárias de bombeiros que participaram no Quartel Electrão recolheram, em 2022, cerca de 2.300 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados.

“Como forma de recompensar as corporações pela dedicação à causa da reciclagem, que garante a protecção do ambiente e da saúde das populações, este ano o Electrão atribui às associações o maior valor de sempre em prémios e contrapartidas financeiras pelas quantidades recolhidas: 260 mil euros”, diz nota da organização. 

“Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação financeira de 75 euros, mas são atribuídos diversos outros prémios e o principal é um carro novo de combate a incêndios. Há também prémios regionais, prémios para as associações que recolhem mais pilhas e lâmpadas e um prémio para o novo quartel aderente que mais se destaca nas recolhas. Em 2022, foi ainda criado um incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolheram mais de 30, 45 e 60 toneladas”, acrescenta a mesma fonte.

Desde 2011, esta campanha já permitiu recolher de mais de 11 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados. 

Desta vez, foi a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amarante que recolheu o maior volume de equipamentos a nível nacional e ganhou um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de mais de 58 mil euros, recebendo ainda mais 9.582 euros pelas mais de 128 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados recolhidos.

Os vencedores dos prémios regionais recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis. O Prémio Regional Norte (Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real) foi entregue à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Penafiel, que assegurou a recolha de 50 toneladas. Já a associação que recolheu mais pilhas, uma tonelada, foi a de Paço de Sousa, também de Penafiel, que recebeu 1.500 euros convertíveis em equipamento de protecção individual.

A oitava edição do Quartel Electrão já arrancou e termina a 30 de Novembro. No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo para entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados.