Equipamentos foram recondicionados

Esteve previsto que seria retomado ainda este ano o pagamento do estacionamento à superfície em Valongo e Ermesinde, agora gerido pela Câmara de Valongo depois de ter realizado um processo de resgate da concessão. Mas a autarquia anunciou que, em 2021, manterá os parquímetros – que foram já recondicionados – desligados e o estacionamento gratuito.

A suspensão de pagamento do estacionamento foi avançada como uma medida de apoio ao comércio, em Novembro.

Hoje, em reunião de executivo, o PSD, pela voz de José António Silva, perguntou se a questão não devia ter sido debatida por todos os eleitos. “Tivemos conhecimento pela comunicação social que esta câmara irá isentar o estacionamento nas cidades de Valongo e Ermesinde em 2021. Não nos opomos. Mas esta isenção não será matéria a ser discutida numa reunião de câmara?”, questionou o vereador.

“Esta matéria não tinha de vir à câmara, é uma decisão nossa, do presidente da câmara. Vamos isentar até ao final de 2021”, salientou José Manuel Ribeiro.

Já o vereador responsável, Paulo Ferreira, lembrou o processo de resgate para acabar “com a caça à multa” e a necessidade de recondicionamento dos parquímetros, já que muitos tinham sido vandalizados, e adiantou que os funcionários do município vão ainda receber formação para trabalhar com os equipamentos. “A decisão de pôr o parquímetro a funcionar é uma questão de gestão. Podíamos pô-los a funcionar em Março, quando a formação estivesse concluída, ou decidir que fosse só depois de ultrapassada a pandemia para também ir de encontro ao pedido dos comerciantes”, explicou.

Quando os parquímetros forem reactivados, em 2022, vai ser aplicado o novo tarifário com uma redução do valor cobrado, o valor dos avisos de pagamento baixa para os quatro euros, haverá cartões para comerciantes e não haverá cobrança ao sábado, entre outros.