E o grande vencedor do concurso gastronómico “Capão à Freamude” voltou a ser o Restaurante Aidé. O prémio foi atribuído no passado sábado, durante o tradicional jantar de gala, e consagrou o restaurante da cidade de Paços de Ferreira que tem dominado as últimas edições do concurso.

No dia seguinte, domingo, foi a vez de Luís Pinto receber o título de melhor criador de capões. Residente na Ordem, freguesia de Lousada, Luís Pinto garante que, só este ano, já criou cerca de 200 capões e um deles, com 8,5 quilos, valeu-lhe o prémio.

Feira de Santa Luzia encerrou X Semana do Capão à Freamunde

Sete restaurantes lutaram pelo título de melhor “Capão à Freamunde” durante o concurso gastronómico que decorreu em Paços de Ferreira. Augusto Brito, do restaurante “O Gusto”, era um dos ambicionava ver a qualidade da ave que que confeccionou reconhecida pelos especialistas. “Participo desta a primeira edição. É um evento importante para promover o capão”, referiu o empresário que se dedica à restauração há cerca de 20 anos.

Tal como os restantes concorrentes – todos do concelho de Paços de Ferreira – Augusto Brito assou o capão na cozinha do seu restaurante e levou-o para uma quinta de Freamunde, onde um júri presidido pelo gastrónomo Fernando Melo e que integrou também o chef Álvaro Costa, o jornalista António Moura, Iolanda Silva, da Associação de Restauração e Similares de Portugal, e Rosa Patacho, do Ministério da Agricultura, começou por realizar uma prova visual que analisou o aspecto da assadura e o acabamento de cada um dos sete exemplares em competição. Em seguida, os capões foram trinchados e cada jurado provou uma parte da perna e outra do peito. “Nesta etapa avaliamos o aroma e o paladar”, explicou Fernando Melo.

No final, os jurados atribuíram uma nota aos capões em concurso e o somatório das votações decidiu o vencedor. Mais uma vez, o capão do restaurante Aidé foi considerado o melhor. “É um concurso de restaurantes, que pretende ser a festa do “Capão à Freamunde”, explicou Fernando Melo.

O nome do restaurante premiado foi anunciado durante o jantar que juntou centenas de apreciadores e que antecipou a Feira de Santa Luzia, na qual o capão vivo de Luís Pinto foi, de igual modo, escolhido como o melhor entre os concorrentes do concurso que, tradicionalmente, se realiza nesta altura. A Feira de Santa Luzia encerrou a X Semana do Capão à Freamunde.