Fotografia: Clube Aquático Pacense

O Clube Aquático Pacense (CAP) bateu, este domingo, no segundo jogo de apuramento de acesso à primeira divisão de pólo aquático, a formação do Aminata, equipa de Évora, por 12-11, em partida disputada em Paços de Ferreira, conseguindo, assim, a subida ao escalão maior do pólo aquático.

No primeiro jogo de apuramento realizado em Coruche, a formação pacense já tinha derrotado a formação alentejana por 11-12.

Ao Verdadeiro Olhar, Rui Silva, da direcção do Clube  Aquático Pacense, realçou que a subida à primeira divisão é um prémio merecido que faz jus ao trabalho desenvolvido por toda a equipa técnica, direcção e atletas.

“Estamos a falar de um clube que foi constituído em 2014, deu continuidade ao trabalho desenvolvido pela Gespaços, que é constituído maioritariamente por atletas sub-18, tem um atleta sub-20 e que integra no seu plantel apenas dois seniores”, disse, realçando que estes jogadores que garantiram a subida à primeira divisão são todos formados no clube.

“Gostaria de destacar que este feito é, também, consequência de um trabalho que foi sendo realizado de forma gradual, mas sustentada. No ano passado, a equipa sénior masculina realizou uma excelente campanha, mas não conseguiu atingir o objectivo da subida de divisão, o que aconteceu este ano, com o todo o mérito”, disse, salientando que o Clube Aquático Pacense já tinha vencido o nacional de sub-17.

Publicidade

Rui Silva afirmou que o pólo aquático não tem a expressão que têm modalidades como o futebol, mas, ainda, assim a subida está a ser devidamente comemorada pelos actores mais ligados à modalidade, avançando que a Câmara Municipal de Paços de Ferreira já manifestou que vai receber os atletas nos Paços do Concelho.

Quanto à próxima época e à forma como o Clube Aquático Pacense perspectiva a primeira divisão, Rui Silva defendeu que o objectivo do clube passa pela manutenção. “Vamos competir com equipas como o Sporting, o Fluvial Portuense, o Algés e o Guimarães, formações com muita experiência no pólo aquático, mas queremos dignificar a camisola e vamos dar tudo para honrar o clube, prestigiar a modalidade e o concelho”, acrescentou.