Foto: Câmara Municipal de Paredes

Dezenas de bombeiros das associações humanitárias de Bombeiros Voluntários de Baltar, Cete, Lordelo, Paredes e Rebordosa serão homenageados com um voto de louvor individual pelo trabalho realizado nos últimos dois anos “no combate e prevenção à doença covid-19”.

A distinção será feita amanhã, durante a sessão do Dia Municipal do Bombeiro.

A medida foi aprovada, hoje, por unanimidade, em reunião de executivo que determina também que, a partir de agora, anualmente, serão distinguidos os soldados da paz que se distingam “por especial relevância”, sendo indicados para a homenagem pelos comandantes de cada corporação.

“Os bombeiros do concelho de Paredes foram, são e serão sempre fundamentais para o socorro e bem-estar dos paredenses. Têm a nobre missão de servir voluntariamente todos os que necessitam, estando sempre prontos para intervir, independentemente da hora, do dia, ou época do ano. Colocam esta e outras missões à frente de tudo, e cumprem-na com altruísmo e dedicação”, salienta o vereador da Protecção Civil, Francisco Leal, destacando a “dedicação, disponibilidade, resiliência, e amor ao próximo” destes homens e mulheres.

No dia em que serão homenageados os soldados da paz do concelho, serão destacados aqueles que estiveram na linha da frente nos últimos dois anos de pandemia. “Houve sempre um agente de Protecção Civil que nunca virou as costas às populações, estando ciente dos riscos, incertezas e dificuldades que lhe estavam associados.

Em Paredes, um destes agentes foram os Bombeiros, que de forma individual, mas constituindo uma frente de combate conjunta, tiveram um papel fundamental e preponderante para que este grave problema tivesse consequências menos penosas e penalizadoras para os paredenses. Estiveram sempre na linha da frente, no apoio aos doentes, no apoio social, no transporte dos casos mais graves, na evacuação de lares e unidades de saúde, e até mesmo na desinfecção das ruas e locais de maior concentração de pessoas”, destaca o autarca na proposta apresentada.

“De forma a assinalar e homenagear todos estes homens e mulheres que nos últimos dois anos serviram os paredenses, propõe-se que seja aprovado um voto de louvor individual a cada um destes bombeiros que participaram e se destacaram no combate e prevenção à doença”, conclui.