A chuva vem para ficar durante todo o fim de semana e o tempo só vai começar a melhorar a partir de segunda-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Proteção Civil já tinham anunciado o agravamento do estado do tempo, mas entretanto a Agência Estatal de Meteorologia Espanhola (AEMET) atribuiu um nome à depressão que vai originar a intempérie: Jana.
Trata-se de uma depressão que, segundo o IPMA, ficará “quase estacionária a noroeste da Península Ibérica” até 10 de março, segunda-feira, estando associada a uma superfície frontal fria.
Quer isto dizer que, a tempestade vai traduzir-se em períodos de chuva forte que começam esta sexta-feira e se estendem até domingo. Sábado, e nas zonas acima de 1.500 metros de altitude, pode ocorrer queda de neve.
A acompanhar a chuva estarão rajadas de vento de 80 quilómetros por hora, podendo atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. O vento soprará de “sudoeste, a rodar para oeste/noroeste a partir da hoje.
O IPMA lembra que “devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para o vento e precipitação” para todo o país, assim como avisos de nível laranja para a agitação marítima. As autoridades aconselham, por isso, o “acompanhamento das atualizações dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias”.