Um fim de semana dedicado às Camélias é o que promete a Câmara Municipal de Lousada para os próximos dias. As inciativas começam esta sexta-feira, no Auditório Municipal que vai receber o espetáculo “Casa d’ Água”, do fadista Pedro Moutinho.
A abertura da Exposição e do Mercado das Camélias está agendada para as 15h00 de sábado, dia 8, na Praça das Pocinhas. É também nesta cerimónia que vão ser entregues os prémios do Concurso das Camélias. Pelas 16h00 entra em cena a animação itinerante “Persil Blanche”, uma produção Persil Noir, que é apresentado novamente no domingo, no mesmo local, pelas 14h00.
À noite, a partir das 21h30, é apresentada a ópera “La Traviata – A Dama da Camélias”, de G. Verdi. Esta é uma produção da Associação de Cultural Municipal de Lousada. O espetáculo vai ser repetido no domingo, pelas 17h00.
No sábado vão decorrer diversos whorkshops, de participação gratuita. Durante a manhã vai decorrer a Oficina de Escrita Criativa “Camélias em camadas de palavras”, com António Mota, na Biblioteca Municipal e, no Centro de Interpretação do Românico (CIR), a Abigail Ascenso promove o Workshop de Ilustração “Traços de Camélia: A Arte de Ilustrar Flores”. De tarde vai realizar-se o Workshop “Cosmética Natural: Benefícios do Óleo de Camélia”, com Isabel Cerdeira Gomez, na Biblioteca Municipal. O CIR é o local escolhido para o Workshop “Métodos de Propagação de Camélias”, orientado pela Arq. Renata Ferreira e Eng. Valdemar Ferreira.
No domingo, o Lousada BTT junta-se ao evento com a IV Rota das Camélias Lousada BTT. O Mercado das Camélias vai estar aberto no sábado das 15h00 às 19h00, e no domingo entre as 10h00 e as 19h00.