A Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo atribuiu 500 euros de apoio a cada associação de bombeiros voluntários do concelho, as corporações de Ermesinde e Valongo.

Segundo a instituição, esta ajuda já era dada através dos concursos da sopa seca e da rabanada, que este ano não foram realizados devido à pandemia.

“Foi com um objectivo não só de divulgação, mas também fraterno e solidário que criamos o concurso da sopa seca e das rabanadas e associamos a estes dois eventos as duas associações humanitárias do concelho. Infelizmente, devido à pandemia, voltamos este ano a não realizar estas actividades, mas a direcção deliberou, por unaninimidade, atribuir a cada uma das associações a quantia de 500 euros”, informa nota de imprensa.

A Confraria recorda que foi criada a 4 de Junho de 2015, por 53 valonguenses, tendo entronizado no ano seguinte, uma centena de confrades.

Actualmente, são quase uma centena e meia os confrades que se dedicam a “defender, preservar e divulgar os valores gastronómicos do pão, em especial da regueifa, e dos biscoitos” de Valongo. “Temos associados à nossa missão valores que muito prezamos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito e o reconhecimento”, sustenta a Confraria.