A Rede de Apoio à Actividade Económica “Tâmega e Sousa Empreendedor” vai promover um programa para alavancar ideias de negócio e desenvolver as competências dos empreendedores, no âmbito do seu plano de acção para 2017.

Segundo a CIM Tâmega e Sousa, trata-se de um programa de pré-aceleração e desenvolvimento de competências para empreendedores da região – Business in a Box (B-Box), que através de uma abordagem muito prática, pretende ajudar a alavancar ideias de negócio e desenvolver as competências dos empreendedores.

O concelho de Celorico de Basto foi o local escolhido para acolher a primeira edição da B-Box @Tâmega e Sousa, que irá decorrer entre os dias 11 e 16 de Setembro.

Transformar uma ideia num negócio em apenas uma semana é o desafio lançado aos participantes da B-Box. Ao longo da semana haverá workshops, sessões de trabalho, sessões de mentoria e partilha de testemunhos.

Os participantes passarão por um processo intenso de construção, avaliação, reformulação e partilha até chegar ao produto final. Para acelerar este processo, a B-Box conta com experientes formadores e mentores.

Apenas 25 pessoas serão seleccionadas para se juntarem ao programa. Podem-se candidatar pessoas de diversas idades, experiências académicas e profissionais; pessoas que queiram explorar o empreendedorismo e aprender como validar uma ideia de negócio e alavancá-la.

O programa irá decorrer em regime de internato – BBox Village, de modo a que os participantes estejam totalmente focados no programa e aproveitem esta experiência ao máximo.

No último dia os participantes terão a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio a um painel de júri e de receberem o seu precioso feedback. Terão ainda a possibilidade de ganhar prémios e serviços de apoio ao desenvolvimento dos seus negócios e produtos.

Esta iniciativa é promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A coordenação científica fica a cargo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do P. Porto, através do Gabinete de Apoio ao Empreendedor.

Esta iniciativa é co-financiada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.