Os candidatos da CDU pelo distrito do Porto visitaram, este fim-de-semana, o Parque das Serras do Porto. Pedem medidas de combate ao eucalipto.

“Com esta caminhada ficaram patentes as limitações do projecto e o desfasamento entre os objectivos que levaram à sua criação, a publicidade que lhe é feita e a realidade observada por quem percorre os caminhos florestais”, diz nota de imprensa do partido.

Estas serras dos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo, têm potencial mas faltam “medidas concretas de combate à monocultura do Eucalipto, espécie que ocupa 70% de toda a área florestal do Parque das Serras”.

Mais do que colocar sinalética, reclama a CDU, é preciso “dotar esta estrutura de recursos humanos e financeiros que permitam implementar acções de combate às espécies invasoras e de confinamento da área destinada à exploração de eucalipto”, protegendo a floresta contra incêndios.

A CDU lembra que esta é uma Paisagem Protegida Regional, e que a aposta deve ser na protecção e expansão da fauna e flora que ocorrem naturalmente nestas serras.

“É necessário combater a deposição ilegal de resíduos, a começar logo pela retirada dos resíduos perigosos depositados junto ao centro de recepção de S. Pedro da Cova, assim como os entulhos e resíduos urbanos que se observam ao longo dos caminhos florestais”, sustentam ainda os candidatos do partido, pedindo mais meios para intervir nestes seis mil hectares de floresta, protegendo-a dos eucaliptos e infestantes.

Publicidade