Se em todo o mundo o mês de outubro é dedicado à saúde da mama, novembro centra-se na consciencialização para a saúde do homem, em especial, a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata. ​​Assim, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa desafia a comunidade da região a juntar-se ao movimento “Novembro Azul”, centrada na diabetes e cancro da próstata.

A ideia passa por “consciencializar a comunidade para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação na área”, refere a Casa do Pessoal, em comunicado.

E porque no dia 17 de novembro se assinala o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata, convém referir que, se estima que em Portugal, durante o ano 2020, tenham surgido 6759 novos casos de cancro da próstata, sendo que se calcula que em 2040 este número possa ir até aos 8216, a que corresponderá a um aumento de 21,6%, refere a Liga Portuguesa contra o Cancro.

O cancro da próstata é uma doença geralmente silenciosa, de evolução lenta e sem sintomas, na qual, o aparecimento de sintomas pode ser sinal de doença avançada. Detetá-lo numa fase precoce é essencial, pois permite tratar com uma taxa de cura muito elevada, devendo aconselhar-se com o médico sobre como fazer este diagnóstico, destaca a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Esta doença pode ser diagnosticado através de exames médicos específicos, como sejam a realização de um exame digital, com palpação, através de toque retal, e de uma análise sanguínea a um marcador. Com estes exames é possível detetar-se antes do aparecimento dos sintomas.​

Como em todas as doenças oncológicas, o diagnóstico precoce é fundamental para melhores resultados do tratamento, melhor e maior sobrevivência e menor probabilidade de morte.