A Câmara Municipal de Valongo foi distinguida com o Selo Europeu de Boa Governança (ELoGE – European Label ok Governance Execellence). Segundo a autarquia, foi a primeira vez que esta distinção “de excelência” foi atribuída pelo Conselho da Europa.

“O ELoGE é representado por um dodecaedro de cristal com os 12 princípios da Boa Governação a nível local gravados nas suas faces. Os 12 Princípios foram consagrados na Estratégia de Inovação e Boa Governação a nível local, aprovada pelo Comitê de Ministros do Conselho da Europa em 2008. Abrangem questões como a transparência, a boa gestão financeira, a prestação de contas, a conduta ética, o Estado de Direito, a eficiência e a eficácia, a inovação e abertura à mudança, direitos humanos, diversidade cultural e coesão social”, explica nota de imprensa do município.

As autarquias foram desafiadas a participar e de todos os municípios interessados a nível europeu só 15 chegaram ao fim. Destes, apenas sete receberam o selo ELoGE.

“Valongo ficou classificado em segundo lugar com 3,49 pontos. O Selo Europeu de Boa Governança foi também atribuído a Parets del Vallès – Espanha com 3,51 pontos; Naxxar – Malta com 3,25 pontos; Águeda – Portugal com 3,24 pontos; Ta’ Giorni – Malta com 3,15 pontos; Cork – Irlanda com 3,14 pontos e Limerick – Irlanda com 3,04 pontos”, refere a autarquia.

Os prémios foram atribuídos em Madrid, no passado fim-de-semana, no âmbito de uma Conferência Internacional.

Os sete municípios galardoados assumem agora a responsabilidade de serem uma referência para os seus pares no que respeita à implementação de boas práticas de governação local e de serviço público à comunidade.