A Câmara Municipal de Valongo promoveu uma palestra sobre “Violência no Namoro”, dinamizada por Madalena Sofia Oliveira, a propósito do Dia dos Namorados, que se celebra esta quinta-feira.

Segundo o estudo recentemente divulgado pela investigadora Madalena Oliveira, docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e na CESPU e investigadora. intitulado “Transmissão inter-geracional da violência: o contexto familiar, as relações de intimidade e as crenças dos jovens”, que envolveu 1.476 jovens com idades entre os 15 e os 20 anos de escolas de seis distritos do norte e centro do país, cerca de 25% dos jovens participantes, que mantinham àquela data um relacionamento íntimo, admitiu ter adoptado um comportamento violento, pelo menos uma vez, com o seu parceiro/a.

De acordo com o mesmo estudo, cerca de 22,5% admitiu ter sido vítima de agressão do parceiro/a.

Natural de Campo, Madalena Sofia Oliveira é doutorada em Psicologia, mestre em Ciências Forenses e licenciada em Serviço Social.

É especialista nas áreas social e forense, com destaque para a vitimologia, dedica-se ao estudo da violência nas relações de intimidade, violência familiar, violência de género, transmissão inter-geracional da violência e promoção e protecção dos direitos da criança, tendo daí resultados diversas publicações e apresentações em congressos nacionais e internacionais.

Desde 2003 que realiza acções de sensibilização em escolas sobre o tema da violência no namoro, cujos dados da tese de doutoramento surgem associados à campanha de âmbito nacional: “Quem te ama, não te agride!”

Refira-se que a violência no namoro não é um fenómeno raro, facto que vários estudos comprovam, sendo alta a probabilidade de jovens serem ou se tornarem agressores ou vítimas de violência no namoro.

A iniciativa foi organizada pelos serviços educativos da Biblioteca Municipal e contou com mais de cem estudantes da Escola Secundária e da Escola Profissional de Valongo.