Fotografia: Câmara de Valongo

A Câmara de Valongo entregou, esta quinta-feira, no salão nobre da autarquia, apoios no valor global de 40 euros para financiar projectos do sector social e solidário que respondam a problemas identificados no território.

Entre as instituições que vão beneficiar deste apoio encontram-se o Centro Social e Paroquial de Alfena, a Associação Viver Alfena e a Cruz Vermelha Portuguesa delegação de Gondomar e Valongo.

O projecto Centro Social e Paroquial de Alfena, designado Cuida + tem como objectivo capacitar voluntários para a realização de exercícios de reabilitação motora, sensorial e cognitiva junto dos 80 clientes institucionalizados da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Pólo 1.

O projecto prevê a criação de uma rede de apoio activa aos seniores, com voluntários formados para a execução de exercícios de reabilitação, assim como o combate à deterioração motora, sensorial e cognitiva dos clientes institucionalizados.

O Centro Social e Paroquial de Alfena é uma instituição particular de solidariedade social, ligada à Paróquia de Alfena que integra as valências de creche, jardim-de-infância, na Estrutura Residencial Para Idosos (Pólo I e II), centro de dia, na Unidade de Deficiência de Alfena e o serviço de apoio domiciliário.

O projecto da Associação Viver Alfena designa-se “Mai (s) aude em Valongo”, tem como população alvo os doentes oncológicos e suas famílias residente em Valongo e consiste num projecto de intervenção social, actuando fora do contexto hospitalar, com foco no apoio de proximidade/voluntariado, decorrente da partilha de experiências e forma de lidar com a doença entre pessoas que viveram a doença oncológica.

Já o projecto da Cruz Vermelha Portuguesa delegação de Gondomar e Valongo, “Silêncio Quebrado” estrutura de atendimento à vítima, tem como público-alvo as vítimas de violência doméstica residentes no concelho e visa proceder ao atendimento, encaminhamento, apoio psicossocial e jurídico.