A Câmara Municipal de Valongo aprovou, hoje, por unanimidade, em reunião de executivo privada, uma moção pela desagregação da União de Freguesias de Campo e de Sobrado, informa a autarquia.

Segundo a mesma fonte, a proposta foi feita pelo presidente, José Manuel Ribeiro, e exorta a União de Freguesias a acompanhar de perto este processo, de modo a avançar com a iniciativa necessária a despoletar o procedimento de criação das novas freguesias de Campo e de Sobrado, imediatamente a seguir à aprovação da nova legislação pela Assembleia da República.

“Esta união artificial das Freguesias de Campo e de Sobrado nunca foi, não é, e nunca será desejada pela comunidade. Foi um erro. Agora temos uma oportunidade para o corrigir que não podemos desperdiçar”, diz o edil, citado em nota de imprensa.

“De acordo com a proposta de Lei do Governo, a agregação de freguesias pode ser corrigida, por manifestação de vontade dos órgãos da freguesia e a não oposição da Assembleia Municipal. O processo inicia-se com a apreciação do pedido de criação da nova Freguesia na Assembleia de Freguesia, com parecer obrigatório da Junta de Freguesia, seguindo-se a apreciação da Assembleia Municipal e, por fim, a emissão de parecer pela Câmara Municipal”, descreve a autarquia.