A Câmara Municipal de Penafiel investiu, nos últimos três anos, cerca de 1,3 milhões de euros em património municipal, através da aquisição de terrenos necessários para a concretização de várias obras espalhadas pelas freguesias do concelho, designadamente na Zona Industrial de Recezinhos, no alargamento da rede viária e na construção de vários equipamentos como centros escolares, polidesportivos, parques de lazer, casas mortuárias, cemitérios entre outros.

“De forma a salvaguardar os cofres municipais e evitar empréstimo bancário, a Câmara Municipal vendeu recentemente alguns imóveis abandonados há alguns anos, visivelmente degradados e que não foram solicitados por associações ou colectividades. Esta receita permitirá reforçar o investimento feito nas freguesias do concelho”, defende nota de imprensa da autarquia.

Isso vai permitir à câmara fazer, pela primeira vez, investimentos, acompanhando os fundos comunitários, sem recurso a financiamentos bancários.

“Vamos também continuar a defender o interesse dos penafidelenses no que diz respeito à gestão municipal. Tudo faremos para assegurar financiamento para investir em projectos para o concelho, sem endividar a Câmara Municipal”, sustenta Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

Recorde-se que esta alienação de imóveis referida pela autarquia tem vindo a gerar polémica e críticas da oposição.