O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, disse à margem da cerimónia de recepção aos professores e educadores do concelho de Penafiel, que decorreu no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, estar satisfeito por ter concluído a requalificação de todas as escolas do município e de poder dar continuidade aos apoios na área da educação para o ano lectivo 2017/2018.

Citado em comunicado, o chefe do executivo revelou que a autarquia vai apoiar os alunos beneficiários das medidas de acção social escolar, do 1.º ciclo do ensino básico, na aquisição de livros de inglês para as actividades de enriquecimento curricular, de material escolar.

Na sua intervenção, o edil avançou, também, que o município vai apoiar nas refeições escolares às crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

“Sempre encaramos a educação como um eixo prioritário no contexto do desenvolvimento da nossa comunidade. Penafiel vive um momento muito importante no que diz respeito à educação das nossas crianças. Actualmente, todas as crianças de Penafiel têm condições de qualidade no acesso à educação. A título de exemplo, vamos manter todos os apoios que até agora prestamos e requalificamos todas as escolas do concelho. Uma situação que nos deixa a todos, mas em especial à comunidade escolar, muito satisfeitos e felizes”, afirmou.

O vereador com o pelouro da Educação, Rodrigo Lopes, destacou que para além das medidas anunciadas, o município vai implementar o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

“Vamos implementar o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) com projectos na área do teatro, escrita criativa, música, experimenta ciências, rota dos números, iniciação à programação e robótica e xadrez. Todas estas medidas com um único objectivo, educar as nossas crianças e prepara-las para o dia de amanhã”, assegurou.

Durante a cerimónia de recepção aos professores e educadores de Penafiel decorreu, também, a assinatura dos protocolos de autonomia financeira com os agrupamentos de escola.

Os protocolos celebrados de autonomia financeira entre o município e os agrupamentos de escola, para o ano lectivo 2016/2017, vão manter a implementação do projecto educativo e as verbas atribuídas para a aquisição de material didáctico-pedagógico.