Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

A Câmara Municipal de Lousada é uma das autarquias do país que assinou o acordo colectivo que permite aos seus trabalhadores recuperar os três dias úteis de férias cortados durante o período da Troika.

A notícia foi avançada pelo STAL, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, que, e segundo um dos dirigentes daquela estrutura declarou ao Verdadeiro Olhar, a considera uma vitória para os trabalhadores porque, e “aquando o Governo de Passos Coelho perderam muitos dos seus direitos” que “agora têm que ser recuperados”.

Desde 2015 que a Função Pública tem 22 dias de férias, abaixo dos 25 dias que tinha até então. E é a partir desta base que os sindicatos têm negociados com as várias autarquias do país, sendo que mais de metade já repôs alguns dos direitos dos trabalhadores que haviam sido retirados.

Ricardo Ferreira diz, no entanto, que este acordo “é apenas o início” para a obtenção de outras reivindicações, ressalvando ainda que a sua assinatura poderia ter acontecido mais cedo, mas “a pandemia atrasou o processo de negociação”.

O corte nas horas extras também foi outro ponto debatido pelo STAL junto do município de Lousada. “O trabalho suplementar estava fixado em cerca de 130 horas e passa agora a 200”, avançou Ricardo Ferreira explicando que este acordo entra em vigor já no início de 2022, abrange 784 trabalhadores do município e é renovável daqui a dois anos.

Há outras questões que o STAL quer ver implementadas, mas, e para já, “o executivo de Lousada aguarda o parecer da Direcção-Geral das Autarquias Locais, a DGAL, sobre algumas questões. Ricardo Ferreira diz que o município “não fechou a porta”, o que é de salientar.

A terminar, o sindicalista avança ainda que esta luta vai manter-se ao nível de todos os municípios do Vale do Sousa, porque “os trabalhadores perderam direitos por causa da crise que, até agora, não foram repostos e há que reverter essas situações”.

O Verdadeiro Olhar tentou obter um comentário acerca deste assunto, mas até ao momento sem sucesso.