Fotografia: Bombeiros de Ermesinde

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde comemorou, este fim-de-semana, o 97.º aniversário com promoções e simulacros.

Foram atribuídas distinções a 23 bombeiros e realizados dois simulacros em Alfena, um pela escola de infantes e cadetes e o outro, um exercício simulacro de salvamento e desencarceramento, pelo corpo activo dos bombeiros.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, Sérgio Barros, o objectivo foi proceder à demonstração de equipamentos e de técnicas na área do salvamento e desencarceramento à população de Alfena e Ermesinde.

“O primeiro exercício simulacro foi efectuado pela escola de Infantes e Cadetes, que, pela primeira vez neste corpo de bombeiros foram colocados à prova, simulando a extracção e mobilização de vitimas de trauma e ainda protocolo de SBV, tendo envolvido todos os 34 infantes e cadetes”, disse, salientando que segundo exercício simulacro foi realizado pelo corpo activo, simulando um acidente com dois veículos de transporte escolar, e envolveu 37 bombeiros do quadro activo apoiados por oito veículos, um Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM com um Técnico de Emergência Médica (TAE) e um enfermeiro, tendo envolvido 15 vitimas pertencentes ao grupo de escuteiros.

Fotografia: Bombeiros de Ermesinde

No domingo de manhã, as cerimónias iniciaram com o hastear das bandeiras, a celebração da eucaristia na Igreja de Ermesinde e um desfile apeado ao cemitério de Ermesinde, tendo sido prestadas honras junto do jazigo deste corpo de bombeiros e depositada uma coroa de flores junto do monumento ao bombeiro na cidade. Seguiu-se um desfile motorizado pelas ruas das cidades de Alfena e Ermesinde, com paragem nos cemitérios para prestação de honras junto dos jazigos nos cemitérios de Alfena, Aguas Santas e n.º2 de Ermesinde.

O 97.º aniversário ficou, também, marcado pela atribuição das promoções a nove bombeiros de terceira, 10 bombeiros de segunda, promoção de quatro bombeiros a sub-chefe e de um bombeiro a estagiário/bombeiro.

Fotografia: Bombeiros de Ermesinde

No âmbito desta efeméride foram, também, atribuídos nove equipamentos de Protecção Individual Urbano e Florestal aos novos bombeiros de terceira, equipamentos que contaram com o apoio das Juntas de Freguesia de Alfena e Ermesinde e de vários estabelecimentos comerciais.

Foram ainda condecorados 12 associados com mais de 50 anos de um emblema da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde.

Fotografia: Bombeiros de Ermesinde

O presidente da Direcção da AHBV de Ermesinde, Jorge Videira, deu nota dificuldades sentidas na manutenção do parque de veículos devido à idade de veículos, da impossibilidade financeira da corporação adquirir novos veículos de combate a incêndios e aquisição de um veiculo ligeiro de salvamento e desencarceramento.

O presidente da direcção referiu-se, também, à impossibilidade da associação proceder à realização de obras de remodelação e ampliação do nosso quartel, nomeadamente nos balneários e camaratas femininas, considerando o aumento exponencial de bombeiros femininas.

Fotografia: Bombeiros de Ermesinde

A sessão solene, que decorreu salão nobre, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro que presidiu à cerimónia, dos presidentes das Juntas de Alfena e Ermesinde, do vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, do presidente do Conselho Fiscal da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, dos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, da PSP de Ermesinde, do Comandante dos Bombeiros de Valongo, diversas entidades civis, familiares de bombeiros e bombeiros de Ermesinde.

No final foi servido um lanche convívio para todos os convidados, familiares de bombeiros e bombeiros.

Fotografia: Bombeiros de Ermesinde