A organização da 3.ª edição do Excellence Breaking Battle 2K18, que se realiza domingo, tem já confirmada a presença de bailarinos portugueses, de Norte a Sul do país e ilhas, assim como de executantes espanhóis e brasileiros.

Ao Verdadeiro Olhar, Gil Carvalho, um dos responsáveis pela organização do evento que este ano decorre no espaço comercial A Fábrica, situada da Rua Conde Ferreira, em Valongo, revelou estar expectante que o número de participantes exceda os que marcaram presença na edição transacta, que decorreu, também, em Valongo.

“No ano transacto contamos com 40 bailarinos e um total de 200 pessoas, mas este ano, as nossas expectativas são claramente para ultrapassar esse indicador, até porque já temos inscrições  de executantes do Brasil e de Espanha e de outros países. Por outro lado, este ano mudamos o local do evento, que em 2017 decorreu na Sala das Artes, para A Fabrica, um espaço comercial com capacidade para mil pessoas”, sustentou mostrando expectante que além da comunidade do hip hop o evento irá atrair inúmeras admiradores das danças urbanas.

“Sabemos que existem excelentes artistas e executantes no hip hop, existe já uma comunidade do hip hop com  impacto, mas a sua cultura ainda não é conhecida de todos. Precisamos de continuar a crescer, de dar a conhecer os excelentes executantes que existem nesta área e divulgar a nossa cultura”,  expressou.

Falando do evento, Gil Carvalho explicou que este funciona como uma espécie de campeonato de danças urbanas de breakdance, a solo, em que cada um dos bailarinos a concurso tem de executar uma dança de improviso que é posteriormente avaliada por um júri, que integra elementos de Espanha, Inglaterra, França e Brasil, convidados de renome internacional.

Além da técnica, são avaliados parâmetros como a coordenação, a musicalidade entre outros.