fotografia: Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel

O atleta Pedro Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi terceiro no contra-relógio da Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros, prova que se realizou, este sábado, estando  a 49 segundos do campeão nacional de contra.relógio, Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), que lidera a Volta a Portugal de Juniores.

No contra-relógio de 16 quilómetros, Pedro Pinto esteve ao seu melhor nível. ocupando agora a 15.º posição. O atleta da Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel tem vindo a subir de rendimento prova a prova e para a última etapa que se realiza, este domingo, a equipa penafidelense vai fazer tudo para continuar a subir na classificação, para que na última etapa-rainha da competição, a disputar  entre Penamacor e Manteigas, numa distância de 113,5 quilómetros.

Duas contagens de montanha, a última das quais de primeira categoria, no Poço do Inferno, apenas a 9,6 quilómetros da chegada, compõem a prova de hoje, com  o atleta penafidelense a ter possibilidades de chegar ao pódio.

No último dia da Volta e depois do contrarrelógio, o pelotão voltou à estrada na tarde de sábado para percorrer 59,2 quilómetros, entre o Sabugal e Almeida. Numa tirada marcado pelo forte calor, o pelotão rolou compacto durante grande parte do percurso.

A chegada foi ao sprint, com a vitória a ser disputada a grande velocidade com Pedro Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) a chegar em primeiro, Miquel Moncho (Ginestar-Ulb), segundo e Diogo Ribeiro (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana) a cortar a recta da meta em terceiro lugar.

Feitas as contas à jornada dupla, Guilherme Mota está na dianteira da classificação geral, com 8 segundos de vantagem sobre Ivan Cobo. O terceiro, a 12 segundos, é Rúben Simão (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana).

Quando falta uma etapa para o final da competição, todas as classificações estão em aberto, com as diferenças na geral a serem escassas. Nas classificações por pontos e da montanha há empate entre os dois primeiros.

Nos pontos comanda Yeisson Casallas (Bathco) em igualdade pontual com Pedro Silva. Luís Cabral (Vito/Feirense/BlackJack) segurou a camisola da montanha, mas tem agora os mesmos pontos do que Miquel Moncho.

Na juventude a vitória no segundo setor de hoje deu o comando a Pedro Silva, mas com apenas dois segundos de vantagem sobre o segundo, André Silva (Academia Joaquim Agostinho/UDO).

O Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana) comanda por equipas.