Foto: Rota do Românico

Uma candidatura de quase 2,5 milhões de euros da Associação de Municípios do Vale do Sousa ao Norte 2020 foi aprovada. O apoio dos fundos comunitários ultrapassa os 2,1 milhões de euros e será para investir em projectos da Rota do Românico.

Segundo Rosário Machado, o grande investimento a realizar será na recuperação da igreja do Mosteiro de São Salvador de Paço de Sousa, sobretudo no interior e cobertura. Estas obras já chegaram a estar previstas mas acabaram por não avançar.

A directora da Rota do Românico adianta ainda que será também reabilitada a Igreja de Soalhães, no Marco de Canaveses. O dinheiro será também investido na museografia de dois centros de interpretação – o de Lousada e o de Abragão (Penafiel). Uma pequena verba será usada para o serviço educativo realizado pela Rota do Românico.

No âmbito da reabilitação do património religioso está também aprovada uma candidatura da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel para a conservação e restauro da Igreja da Misericórdia de Penafiel. O investimento previsto é de quase 809 mil euros e a comparticipação dos fundos comunitários será de cerca de 647 mil euros.