O Folk Fest Alfena 2016 – Mostra Internacional de Folclore da cidade de Alfena vai decorrer entre 23 e 27 de Agosto e promete tornar a localidade “capital do turismo e das tradições”.

A iniciativa é organizada pelo Grupo de Danças e Cantares de Alfena, que representa a Região do Douro Litoral, e contará ainda com grupos que vão representar o folclore da região da Beira Litoral – Gândara, Bairrada e Mondego, da Eslováquia, de Marrocos e do Chipre do Norte.

A chegada dos grupos está agendada para dia 23, na Escola Secundária de Alfena. No dia seguinte, pelas 21h30, será o Dia do Chipre do Norte, no Parque de São Lázaro. Os representantes deste país são os Hasder Folk Arts Fondation, o primeiro agrupamento folclórico que visa tratar das tradições, usos e costumes do grupo étnico turco do Chipre, que vem de Nicósia.

No dia 25 será a vez do Dia da Eslováquia, junto à sede do Motoclube de Alfena, também pelas 21h30. O Folklore Ensemble Stavbár foi criado em 1959 e representa as regiões de Považský Chlmec, Čičmany, Suchá Hora, Fačkov, Terchov, Važec, Zamutov, Parchovany, Zemplín, Brezová pod Bradlom, da República Eslovaca. Já no dia 26, Dia de Marrocos, decorrerá na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, junto aos CTT. Marrocos está representado pela Association Laawafi D’Art Populaire.

A 27 de Agosto decorre a cerimónia oficial de intercâmbio, às 15h00, no Centro Cultural de Alfena, e o Folk Fest Parade, que porá os grupos a desfilar pela Avenida Padre Nuno Cardoso, e arranca às 20h30, com a animação dos Filhos da Pauta com o grupo Batnapel. Neste desfile marca também presença o Rancho Folclórico Cultural e Etnográfico da Casa do Povo de São Pedro de Alva, de Penacova, fundado em 1978, e que representa a etnografia e folclore da região da Beira Litoral – Gândara, Bairrada e Mondego.

O ponto alto acontece pelas 21h00 com a Gala do Folk Fest. A organização promete muitas surpresas. A entrada é livre.