Antonino de Sousa já fez a distribuição de pelouros pelo novo executivo municipal da Câmara de Penafiel. Além do presidente da Câmara Municipal de Penafiel irão tutelar pelouros, nos próximos quatro anos, os quatro eleitos pela coligação PSD/CDS – Rodrigo Lopes, Susana Oliveira, Adolfo Amílcar e Pedro Santana Cepeda.

Os eleitos do PS, André Ferreira, Fernando Malheiro, Cristina Alves e Maria Celeste Mesquita, vão exercer funções sem pelouro.

A distribuição de pelouros não sofreu grandes alterações, mas com a entrada de Pedro Santana Cepeda no executivo houve “ajustamentos”, explicou Antonino de Sousa ao Verdadeiro Olhar. “Procuramos que cada vereador tutele áreas com as quais se identifique ou em relações às quais tem provas dadas ou competências técnicas e académicas que garantem que as saberão desempenhar”, acrescentou.

Assim, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel mantém sob a sua alçada a Coordenação Geral, a Relação com as Freguesias e as Obras Municipais. Antonino de Sousa continua ainda responsável pelos pelouros da Família e Inclusão Social e da Gestão Financeira, já que essas manter-se-ão como uma prioridade para este mandato. Abre mão do pelouro do Planeamento e Ordenamento do Território que passa a ser competência de Pedro Santana Cepeda.

Este novo vereador assumirá ainda pastas importantes como a Captação de Investimento, Desenvolvimento Económico e Inovação, a Cooperação Internacional e a Juventude e Desporto. Será ainda o responsável pelos Serviços Gerais, Oficinas e Transportes.

Susana Oliveira mantém-se como vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel. A autarca continuará a tutelar áreas como a Cultura, Gestão da Informação e Modernização Administrativa, Desenvolvimento Rural, Cidadania, Saúde e Defesa do Consumidor e ganha o novo pelouro de Ambiente e Recursos Naturais, embora já fosse responsável por gerir essas áreas.

Os pelouros da Educação e da Protecção Civil e Defesa da Floresta voltam a ser entregues a Rodrigo Lopes. O vereador assume ainda a liderança dos Recursos Humanos e Gestão de Qualidade e passa a ter a pasta dos Assuntos Jurídicos.

As áreas da Gestão Urbanística e Informação Geográfica, do Turismo e Feiras, da Etnografia, Artesanato e Produtos Locais, da Fiscalização Municipal continuam a ser lideradas por Adolfo Amílcar que ganha ainda o pelouro da Administração Geral, tendo perdido o das Actividades Económicas (Parques Empresariais).