Fotografia: Bombeiros de Entre-os-Rios

 

A Câmara Municipal de Penafiel poderá avançar com a criação de um fundo de apoio municipal para ajudar as vítimas dos incêndios que afectaram o concelho.

“Estamos a equacionar criar um fundo de apoio municipal para ajudar estes penafidelenses a resolver questões mais urgentes, sem perder a expectativa que o Governo assuma as suas responsabilidades”, adiantou Antonino de Sousa ao Verdadeiro Olhar, lembrando que dois casais do concelho ficaram desalojados pelo incêndio do último domingo, sendo um colocado no Lar de Canelas e estando o outro a morar com familiares.

Sobre os danos causados pelos incêndios no concelho, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel revelou que o relatório com o levantamento da área ardida e prejuízos causados pelo incêndio de Setembro, em Rio Mau, já seguiu para o Ministério da Administração Interna (MAI). “Relativamente a esta situação mais grave e mais recente”, que afectou alguns anexos e habitações, a Câmara Municipal também já está a realizar um levantamento dos estragos. “Vamos remeter novo dossier para o MAI e esperamos que o Governo assuma as suas responsabilidades, até porque foi declarado o estado de calamidade no distrito do Porto”, defende o edil.

Segundo o Antonino de Sousa foi aprovado, esta quarta-feira, na primeira reunião do novo executivo, um voto de pesar e solidariedade para com as vítimas e concelhos afectados pela tragédia deste domingo. “Com o pensamento muito presente em Sebolido e Canelas e nos nossos vizinhos de Castelo de Paiva”, acrescentou o autarca.

Recorde-se que as populações das freguesias de Canelas e Sebolido viveram momentos de sobressalto na noite de domingo e na madrugada desta segunda-feira.