Fotografia: Agrupamento de Escolas Penafiel Sudeste

Vários alunos do Agrupamento de Escolas Penafiel Sudeste participaram, entre os dias 10 e 16 de Novembro, em Itália, num projecto de inclusão social e da educação através da música.

A comitiva do Agrupamento de Escolas Penafiel Sudeste fez-se representar por cinco alunos e dois professoras da Escola Básica de Penafiel Sudeste e decorreu no “Convitto Nacional Regina Margherita”, em Anagni, cidade próxima de Roma.

A actividade designada “Música: Uma Metodologia Melódica do Ensino e Aprendizagem” decorreu no âmbito do projecto ‘Erasmus +’ e além do grupo português, juntou alunos e professores de Itália, de Espanha, Grécia e da Roménia.

Os alunos foram convidados da escola e das famílias dos alunos que frequentam a escola de Anagni, ficando hospedados nas suas casas, tal como é o espírito deste projecto.

Segundo o Agrupamento, o projecto tem vindo a potenciar verdadeiros momentos de crescimento profissional e pessoal, tem permitido potenciar oportunidades estimulantes e inovadoras para jovens europeus, visando prosperar na sociedade de hoje a identidade nacional e europeia.

O projecto permite a promoção da inclusão social e da educação através de assuntos relacionados com a música. No âmbito da deslocação a Itália, os alunos efectuaram várias actividades educativas e visitas culturais.

Os trabalhos desenvolvidos tiveram como mote “a amizade através da música”. As equipas participaram em oficinas interactivas para a construção de instrumentos musicais, partilharam documentos multimédia sobre os instrumentos tradicionais de cada país e deram vida a um concerto com as músicas estudadas.

Numa das actividades, os alunos chamaram a si a função de professores dos seus colegas, ensinando canções em inglês sobre a amizade, promovendo-se uma partilha de ideias sobre como resolver os exercícios apresentados por cada grupo de alunos. Assim, permitiu-se a aprendizagem por meio da comunicação mútua, promovendo-se ainda a competência social de comunicação entre pares, bem como a capacidade de trabalhar em equipa.

Citado em comunicado, o grupo português destacou que esta semana de reuniões Erasmus permitiu melhorar a capacidade de cooperação e comunicação graças à troca de ideias, convivência e partilha de ferramentas educativas entre os parceiros europeus.

O trabalho desenvolvido permitiu um enriquecimento do currículo dos alunos e que estes aperfeiçoassem suas habilidades de comunicação em inglês. Além disto, este encontro foi uma magnífica oportunidade de promoção da consciência intercultural, confirmando-se como efectivo factor para a vivência e respeito pela diversidade social, linguística e cultural que se vive na Europa dos dias de hoje.

O próximo encontro entre os parceiros Erasmus + deste projecto será em Portugal, no Agrupamento Penafiel Sudeste, em Fevereiro de 2020.