Nos 4 anos deste mandato, na Câmara de Valongo, o PS fez muito pelo concelho. Orgulhamo-nos do trabalho realizado e de ter cumprido a quase totalidade dos compromissos assumidos. Não foi possível cumprir tudo pelas dificuldades e surpresas encontradas. O concelho de Valongo é hoje conhecido em todo o lado por bons motivos, fala-se bem da nossa terra e esta câmara tornou-se um exemplo nacional em muitas áreas.

Resolvemos grandes problemas que, há muitos anos, se arrastavam nesta Câmara. Estamos a religar toda a iluminação pública desligada, com lâmpadas LED de baixo consumo, apesar do Voto Contra do Bloco de Esquerda.

Lançamos a obra da Escola Secundária de Ermesinde, colocamos um relvado sintético em Sobrado e estamos a colocar relvados sintéticos no Campo de Sonhos, em Ermesinde (que tivemos a coragem de expropriar) e em Campo.

Abrimos a Loja do Cidadão de Ermesinde e Espaços do Cidadão em todas as freguesias.

Pagamos a cinco dias aos fornecedores e somos a 8ª Câmara mais transparente do país.

Reduzimos 14 milhões à divida da Câmara, já captamos investimento privado de 100 milhões de euros, que criou mais de 750 postos de trabalho, e trouxemos para  o concelho mais de 20 milhões de fundos comunitários, que é o dobro do conseguido pelo anterior executivo do PSD e concluímos o PDM de Valongo que andou em revisão mais de 15 anos.

Investimos na beneficiação de estradas e passeios e na melhoria de vários Bairros Sociais por todo o concelho, apesar da CDU dizer o contrário.

Muito mais se poderia ter feito neste mandato se houvesse condições para tal. Fomos muitas vezes confrontados com uma oposição negativa, por parte do PSD e da CDU, que pouco colaboraram na implementação de medidas que criavam mais desenvolvimento no concelho.

Infelizmente a oposição PSD + CDU apostou sempre em pequenos factos porque não tinha nem tem, de facto, matéria para contestar o bom trabalho que se fez e se está a fazer.

Logo no início do mandato o PS convidou a CDU para assumirem a pasta da Cultura mas não aceitaram, nunca dizendo a razão. Se sozinhos fizemos muito, em conjunto poderíamos ter feito mais pelo concelho.

Só entendemos esta recusa da CDU com a falta de ideias para concelho e o estranho comportamento de se aliarem normalmente à direita (PSD), para dificultar a governação do PS na Câmara e na Assembleia Municipal.

A CDU preferiu fazer sempre uma oposição negativa aliando-se ao PSD contra o executivo do PS. Durante quatro anos a CDU, em Valongo, andou sempre de mãos dadas com o PSD e acabaram por fazer uma aliança negativa com o objetivo de impedir a boa governação do PS. Durante este tempo a CDU apoiou sempre as medidas do PSD contra o atual executivo. Neste mandato a CDU, em Valongo, foi sempre a muleta do PSD, um partido sem ideias e com propostas avulsas e irrealistas.

Infelizmente a CDU devia pedir desculpa às populações pois aqui fazem e dizem o contrário de muitas Câmaras governadas pela CDU, pelo país.

Foram 4 anos em que a esquerda no Concelho podia ter governado em maioria. Nem o exemplo da atual coligação, que governa bem o país, fez mudar a CDU. O resultado da recuperação económica do país e a derrota do PSD no governo seria um bom exemplo para o concelho. Em vez disso preferiram fazer o frete ao PSD apoiando sempre as suas propostas. Não se compreende e julgo que não foi para isto que os eleitores da CDU votaram.

A CDU foi um obstáculo à governação do PS na Câmara de Valongo, ora vejamos:

VOTARAM CONTRA a prestação do serviço das refeições escolares para os alunos do concelho;

ABSTIVERAM-SE na colocação do relvado sintético no Estádio de Sobrado;

VOTARAM CONTRA o aditamento ao contrato de concessão para o abastecimento de águas ao concelho colocando em risco as obras de ampliação da ETAR de Campo que vai acabar com os maus cheiros que tanto afetam quem vive em Campo;

VOTARAM CONTRA o contrato de urbanização que trouxe o Centro Logístico da Jerónimo Martins para o Concelho e que já criou mais de 300 postos de trabalho;

ABSTIVERAM-SE na revisão do PDM que esteve 15 anos, empatado em revisões e parado, e que veio aumentar o investimento privado no concelho;

VOTARAM CONTRA todos os orçamentos com exceção do orçamento deste ano por claras e óbvias razões eleitoralistas.

Neste mandato foi um pouco estranho verificar que grande parte das preocupações da CDU, nas reuniões da Câmara, foi resolver problemas de associações amigas bem como fazer fretes ao PSD e a todos e quaisquer aliados que estivessem contra o Presidente da Câmara e a governação do PS.

Apesar de tudo, até é compreensível a atitude e o comportamento do PSD que foi derrotado pelo desgoverno dos últimos 20 anos que nos levaram a uma situação de quase bancarrota. O que, infelizmente, não é compreensível nem aceitável, para além de ser muito estranho, é o comportamento da CDU em Valongo, que motivada por um ódio cego ao PS tudo fez para dizer mal do Presidente da Câmara e da Governação do Partido Socialista, pois nem um segundo deram de benefício da dúvida a uma nova governação após 20 longos anos de governação local da direita.

A nível local devemos escolher as melhores pessoas e não podemos ceder à cegueira do voto partidário, e nesse sentido votar na CDU em Valongo é objetivamente dar força a Passos Coelho, por mais que digam o contrário.

Dia 1 de Outubro Necessitamos do seu Voto de Confiança!