Cerca de 30 alunos do 2.º e 3.º ciclo de Lousada estão a aprender Mandarim.

As aulas decorrem ao sábado de manhã, desde Outubro, e os jovens já aprenderam algum vocabulário e expressões úteis, adianta nota de imprensa da Câmara Municipal de Lousada.

“Este é um projecto pioneiro da autarquia com a finalidade de propiciar aos mais novos um conhecimento geral desta língua chinesa e de como esta difere de outras línguas ao nível da gramática e do sistema fonético monossilábico e tonal. Com o decorrer das aulas é também abordada a geografia, história e cultura chinesa”, refere a mesma fonte.

O vereador da Educação, António Augusto Silva, acredita que esta aprendizagem será “uma vantagem competitiva aquando do ingresso no mercado de trabalho”.

Publicidade

Já Andrea Portelinha, professora de Mandarim, mostra-se satisfeita com o desempenho dos alunos. “Estão a aprender muito bem. Não podemos esquecer que esta é língua difícil e trabalhosa, mas o empenho é notório”, diz, citada em nota de imprensa.

A aluna Joana Jaloto, de 13 anos, justifica a escolha por estas aulas por sempre ter gostado “de tudo o que envolva a cultura chinesa e japonesa” e também por esta ser “a língua mais falada no mundo”.