O desafio foi lançado aos alunos do curso de Programador de Informática do Departamento de Formação Profissional da Associação Empresarial de Paços de Ferreira. O objectivo: criar três sites para associações culturais do concelho, dando mais visibilidade ao trabalho que estas instituições desenvolvem ao mesmo tempo que punham em prática aquilo que aprenderam nas aulas e percebiam como funciona o mercado de trabalho.

Os 14 formandos que frequentam este curso de equivalência ao 12.º ano aceitaram o repto e usaram 30 horas da disciplina de Projectos Transdisciplinares para melhorar a presença online da Banda Musical de Paços de Ferreira, do Orfeão de Paços de Ferreira e do Grupo de Bombos Os Imparáveis.

Alunos satisfeitos com resultado

O projecto é curricular mas foi levado a sério pelos alunos e formadores e também pelas três instituições escolhidas que acolheram bem a ideia e se disponibilizaram para apoiar o trabalho destes jovens.

Segundo o formador, Vítor Carneiro, tudo começou com a divisão dos alunos em três grupos, passando depois pela recolha de informação e só depois começar a construir a página e alojá-la num domínio.

Em cada um dos sites criados pode-se agora ficar a conhecer a história das associações, a sua agenda, notícias sobre o grupo e aceder aos seus contactos. O objectivo, sustenta o formador, é dar continuidade ao trabalho e ir actualizando e acrescentando informação nestas plataformas.

Vítor Carneiro acredita que a principal meta – pôr os alunos a perceber como funciona um projecto real, em contexto de trabalho – foi cumprida. “Este é um curso com bastante empregabilidade e saídas profissionais quase garantidas”, assegura.

Para os alunos, a experiência também foi positiva, garantem Catarina Ferreira, Micaela Costa e Emanuel Ferreira, porta-vozes dos três grupos. “A parte de programar foi fácil, o mais difícil foi recolher informação dos grupos”, que era escassa, confessam. Além disso, aprenderam a trabalhar em grupo e a discutir ideias e este projecto é mais um que podem “acrescentar ao currículo”, diz Catarina Ferreira. Durante a apresentação, Emanuel Ferreira agradeceu a oportunidade concedida: “Não é qualquer instituição que deixa alunos criarem o seu site”. Já Micaela Costa destacou o “empenho e dedicação” com que todos os alunos abraçaram o desafio.

Presente na iniciativa, o presidente da AEPF destacou a importância de criar ligações entre os alunos e as empresas e associações do concelho. “Já passaram por cá centenas de alunos. Estamos cá para ajudar e, com certeza, haverá outros projectos”, disse Rui Carneiro.

O Departamento de Formação da AEPF conta actualmente com 90 jovens e 60 adultos em formação.

 

O que dizem as instituições

“Quero agradecer aos alunos o trabalho que fizeram que vai dignificar a instituição e que faz com que a banda seja mais conhecida”.

Francisco Magalhães, presidente da Banda Musical de Paços de Ferreira

Veja o site.

 

“Actuamos mais fora de casa que dentro de portas. Já corremos todo o país e até fomos a França e Espanha, mas o grupo não é muito conhecido em Paços de Ferreira, apesar de ter 32 anos. Isto vai ser muito útil para que conheçam o grupo”.

Maria Germana Peixoto, Orfeão de Paços de Ferreira

Veja o site.

 

“É importante ter informação online. Isso ajuda a tornar mais visível o grupo e a termos mais saídas”.

Filipe Teles Freitas, presidente do Grupo de Bombos Os Imparáveis

Veja o site.