Decorre de 13 e 30 de Novembro, o prazo para entrega de candidaturas às bolsas de estudo para estudantes do ensino  superior,  informou a Câmara Municipal de Lousada.

Segundo a mesma fonte, a candidatura direcciona-se a alunos residentes no concelho há mais de cinco anos que frequentam, no presente ano lectivo, o ensino superior.

Recorde-se que, em Janeiro deste ano, o município entregou bolsas de estudo a 68 estudantes, no valor de 26.600 euros (16 bolsas tiveram o valor de 450 euros, 32 foram de de 200 euros e 20 ascenderam a 650 euros).

Contactada a autarquia não adiantou, para já, o valor a atribuir este ano nem o número de bolsas de estudo.

Para requerer  o respectivo apoio, os alunos devem preencher o  boletim de candidatura, que se encontra disponibilizado no site da autarquia, e proceder à entrega  dos documentos de entrega obrigatória para formalizar a candidatura como o boletim de candidatura – Bolsas de Estudo 2017/2018; atestado de residência passado pela Junta de Freguesia a comprovar que reside no concelho há mais de cinco anos e composição do agregado familiar; Bilhete de Identidade e NIF ou Cartão do Cidadão; documento comprovativo como se encontra matriculado em estabelecimento de ensino superior (com referência ao ano escolar) e o documento comprovativo da classificação obtida no último ano lectivo e / ou dos exames de admissão ao curso superior (com referência ao ano escolar).

Para requerer o apoio, os destinatários devem, ainda, apresentar documento comprovativo dos rendimentos auferidos por todos os membros do agregado familiar no ano de 2016 (recibo de vencimento, histórico da Segurança Social com valores recebidos de baixa médica, subsídio de desemprego, RSI, etc…); declaração do modelo de IRS e respectivos anexos do ano de 2016, com o código de validação ou vinheta comprovativa da entrada na Repartição de Finanças, bem como Nota de Liquidação do mesmo; documento comprovativo do valor da bolsa de estudo recebido nos anos lectivos 2015/2016 e 2016/2017 pela DGES de todos os elementos do agregado familiar (caso não tenha recebido deverá entregar documento a comprovar) e documento comprovativo da adesão ao serviço Via CTT. Devem, também, ser apresentados os  encargos com a saúde demonstração de liquidação de IRS;  encargos com habitação, renda (contrato de arredamento e recibo de renda de 2016), encargos bancários (doc. da Instituição Bancaria com o valor da prestação/mês em 2016);

Segundo a autarquia, durante o processo de avaliação o candidato poderá ser notificado para entregar documentos adicionais. Os processos de candidatura serão submetidos a análise documental, cálculo do rendimento per capita, entrevista presencial e eventual visita domiciliária.

Todas as notificações serão através da “Via CTT”, pelo que os candidatos têm que se registar na plataforma digital em www.viactt.pt.