Na próxima sexta-feira, Valongo vai inaugurar a Casa do Xisto – A Arte para a (D)Eficiência, em Alfena.

Este projecto, que funciona na antiga escola básica do Xisto, pretende promover a inclusão da pessoa com deficiência através das artes, oferecendo uma resposta social especializada, organizada em espaço polivalente com horários flexíveis e ajustados às suas necessidades.

O apoio é destinado a pessoas com deficiência a partir dos seis anos, juntamente com as suas famílias, escreve um comunicado da autarquia.

Vai contar com o acesso a terapias, academia de artes e desporto adaptado, consultas de psicologia, actividades culturais e lúdicas, gabinete de acção social entre outros que visem atender, esclarecer, orientar, intervir e acompanhar. Além disso, estão incluídas também actividades artísticas, desportivas e oficinas, adaptadas às potencialidades de cada participante.

“Iniciámos o OTL ESPECIAL@rte em 2015 como projecto-piloto que funcionava apenas nos períodos de férias e, desde logo, verificámos que tínhamos de encontrar uma solução permanente para estas crianças e jovens e suas famílias”, lembra José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, citado no comunicado. “É com muita satisfação que vemos a felicidade estampada no rosto, não só destes meninos e meninas tão especiais, mas também dos seus familiares. Temos muito orgulho neste projecto único, que já é reconhecido por várias entidades como um exemplo de boas práticas”, acrescenta.

O projecto já teve um investimento por parte da Câmara Municipal de mais de 280 mil euros. É do município, dinamizado pela EducaSom – Associação de artes e cultura e co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, na linha Parcerias para o Impacto 2018.