Só a freguesia de Alfena, em Valongo, tem mais de 220 infectados por COVID-19. “Tem o dobro da média das restantes freguesias do concelho”, diz o presidente da Junta de Freguesia, Arnaldo Pinto Soares, que lançou mais um apelo à população, perante o elevado número de casos positivos confirmado.

O autarca diz que as pessoas se juntam “sem necessidade e sem cuidado” e há estabelecimentos “que não respeitam as normas”, sendo que muitos ainda não cumprem as regras. Diz-se preocupado com o previsto “regresso à normalidade”.

Apelo lançado nas redes sociais

“A freguesia de Alfena é muito mais pequena que a de Ermesinde e está a par em número de casos. É preocupante e é uma angústia tremenda”, admite Arnaldo Pinto Soares.

Parte dos casos na freguesia estão ligados ao lar do Centro Social e Paroquial de Alfena, onde há já vários utentes e funcionários infectados e foram contabilizadas cinco mortes.

O presidente da junta diz-se preocupado com o levantar do confinamento. “Se é assim agora quando levantarem as restrições vai ser o caos. Os cuidados terão de ser redobrados porque o problema não vai passar”, salienta, justificando o apelo lançado.

A Junta de Freguesia de Alfena está também atenta aos problemas sociais provocados pela pandemia. “Em três semanas já distribuímos quase 100 cabazes e há famílias que vêm buscar de forma recorrente. Há gente que já tinha rendimentos baixos e agora ficou sem emprego. Está a ser dramático”, afirma.

Publicidade