Há vários anos a esta parte, que Penafiel se confronta com alguns pontos negros no que à sinistralidade rodoviária diz respeito.

A EN 106, entre Penafiel e Entre-os-Rios, conhece diversos locais denominados de pontos negros, sendo certo que no último ano um deles foi minorado, e outro está em vias de o ser.

Refiro-me concretamente à construção pelas Infraestruturas de Portugal, da nova rotunda da Ribeira, (no conhecido entroncamento) e brevemente a nova Rotunda junto à Igreja Paroquial de Oldrões no cruzamento que liga à Freguesia de Valpedre.

Também a intervenção na EN 15, foi positiva, criando condições de acesso à cidade e freguesias vizinhas de excelência, que a todos apraz sublinhar.

Outras obras de proximidade foram realizadas, ora por iniciativa exclusiva da Câmara Municipal de Penafiel, ora pelo governo central, nomeadamente no ano passado, que coincidiu com as eleições autárquicas.

Toda a obra, não me canso de dizer, até por imperativos de transparência e seriedade que deve nortear quem está na vida politica, seja no poder ou oposição, é sempre bem-vinda, desde que devidamente planeada, estruturada e a pensar no futuro.

Todavia, há obras que são absolutamente vitais e a inércia dos diversos poderes não pode continuar.

Deve a Câmara Municipal com a máxima urgência envidar todos os esforços possíveis e “imaginários”, para a construção de uma nova rotunda na saída da A4 (Penafiel – Centro – com acesso à variante Lousada e Novelas).

Esta obra é das mais prioritárias em Penafiel, para se diminuir naquele local a sinistralidade rodoviária com proporções graves, como ainda recentemente ocorreu.

Todos devemos estar em sintonia neste propósito, e há que criar condições imediatas para que a mesma avance.

E é nas prioridades e nas obras estruturantes que os autarcas se têm de afirmar e marcar pontos.

Quando se fazem obras, onde nem sempre a relação custo/beneficio existe, quando se fazem intervenções como a que se fez na variante do Cavalum, que não me cansarei de dizer, uma obra mal planeada que tem urgentemente que ser retificada a bem da segurança e maior mobilidade, não se fazer a rotunda que acima mencionei, é injustificável.

Evidentemente, que essa infraestrutura carece da intervenção de outras entidades, mas deve o Município de Penafiel, identificar esta obra como PRIORIDADE MÁXIMA.

A população agradece, e acima de tudo essa intervenção poupará vidas humanas.

Esperemos que tal aconteça em breve, a bem de Penafiel, dos Penafidelenses e de todos em geral!