Para assinalar os 10 anos de existência, o Grupo de Danças e Cantares de Alfena realiza, a 12 de Novembro, um espectáculo de etnografia, no Auditório de São Vicente. O evento, “Dez anos pelas águas do rio Leça”, realça a importância daquele rio no crescimento de Alfena e de todo o vale do Leça.

Vão participar o Rancho Regional de Guifões, de Matosinhos; o Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova” Cernache, de Coimbra; o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca, de Arouca; o Rancho Regional de São Salvador de Folgosa, da Maia, e o grupo anfitrião, o Grupo de Danças e Cantares de Alfena, de Valongo.

“O Grupo de Danças e Cantares de Alfena participará de uma forma especial e, além de uma actuação de canto e dança, serão recriados, pelo organizador e aniversariante, trechos do quotidiano de finais do século XIX, inícios do século XX, das gentes de Alfena e da região envolvente”, adianta nota de imprensa.

No dia 13 realiza-se uma Eucaristia Dominical, às 11h00, na Igreja Matriz, com bênção do estandarte do grupo.

O evento conta com a parceria da Câmara Municipal de Valongo, Junta de Freguesia de Alfena, Agrupamento de Escolas de Alfena e Paróquia de São Vicente de Alfena, assim como da Federação do Folclore Português, no apoio técnico.