Foto: Festival Inventa

No dia 25 de Setembro, às 16h00, a CASA do XINÉ – Centro Cultural, em Quintandona, vai receber a peça de teatro “A diferença de ser português”, representada pela companhia lousadense Jangada Teatro.

A iniciativa integra o Festival Inventa, nomeadamente o Escrita em Cena, que desafiou quatro companhias artísticas ligadas à região do Douro, Tâmega e Sousa a levarem ao palco quatro espectáculos originais, num total de 28 apresentações. A Astro Fingido, a Filandorra – Teatro do Nordeste, a Jangada Teatro e o Teatro do Montemuro, com a participação de actores amadores dos 12 concelhos da região, revisitam a vida e a obra literária de Daniel Faria, Teixeira de Pascoaes, Leonardo Coimbra e Soeiro Pereira Gomes.

Na peça “A diferença de ser português” estão em palco “um orador, um professor, um filósofo”. “Qual dos três é mais verdadeiro no homem inteiro? Em qual dos três se encontra um revolucionário idealista? Sentar-se-ão os três à mesa? E qual estará mais próximo de si, em si mesmo?! Qual dos três não quererá para o outro um pouco mais de liberdade para pensar?!”, lê-se na sinopse, sendo que a encenação é baseada em Leonardo Coimbra (1883-1936), um homem que viveu, pensou e agiu no seu tempo.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here