A Região do Tâmega e Sousa  vai marcar presença no  Fórum Gastronómico de Girona, um dos mais importantes e prestigiantes eventos do circuito enogastronómico, que se realiza de 19 a 21 de Novembro, no Palácio de Congressos e de Feiras de Girona.

Além da gastronomia e dos vinhos verdes, o Tâmega e Sousa vai apresentar, durante três dias, os produtos premium da região, promover provas de vinho verde, doçaria típica, os enchidos, os queijos, as compotas e o mel.

Paralelamente serão dinamizados dois workshops de vinho verde, liderados pelos enólogos Jorge Mendes, da Quinta da Lixa, e Hugo Carvalho, da Casa das Hortas. Trata-se de uma iniciativa inserida no Fórum Vinho, uma programação especial do Fórum Gastronómico de Girona.

Segundo nota de imprensa, durante estes três dias, o stand do Tâmega e Sousa será palco de diversas mostras de produtos e sessões de showcooking de gastronomia regional, pela mão de dois conceituados chefs da região: António Queirós Pinto, de Baião, atualmente chef do Restaurante de Tormes, localizado na Fundação Eça de Queiroz, depois de ter passado pelo Restaurante Largo do Paço da Casa da Calçada – Relais & Châteaux; e Pedro Machado, lousadense, a trabalhar na Casa de Chá da Boa Nova, em Matosinhos, e com um percurso que inclui o restaurante DOC, em Armamar.

O Fórum Gastronómico de Girona é tido como um dos mais importantes certames no contexto enograstronómico internacional, tendo registado na última edição cerca de 24 mil. Ao longo dos últimos 18 anos, este certame converteu-se no ponto de encontro imprescindível para profissionais de gastronomia e vinhos e empresas do setor agroalimentar e turístico.

Espaço de excelência comercial, o Fórum Gastronómico de Girona representa para o Tâmega e Sousa uma oportunidade para estabelecer redes de contactos e captar novos clientes junto de um público especializado, entre o qual se destacam os distribuidores e compradores do setor alimentar, empresários da restauração e da indústria agroalimentar, centros de formação, chefs, enólogos, lojas especializadas, jornalistas e críticos gastronómicos e ainda o público gourmet.

Esta é já a oitava ação de marketing territorial promovida pelo Consórcio “Tâmega e Sousa Internacionaliza”, depois de a região ter marcado presença na Fête des Vendanges de Montmartre, em França, na FIDMA – Feria Internacional de Muestras de Asturias, em Espanha, no Festival Arcu Atlánticu 2016 e 2017, em Espanha, e na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, e de ter organizado uma mostra enogastronómica do Tâmega e Sousa no Consulado Geral de Portugal em Paris e a Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa, no Luxemburgo.

As acções promovidas pelo Consórcio “Tâmega e Sousa Internacionaliza” são cofinanciadas pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.