A terceira edição da Corrida de S. Silvestre de Lousada, que se realiza 16 de Dezembro, a partir das 21h30, vai contar com a presença de Fernanda Ribeiro, campeã olímpica, que será a madrinha desta corrida que é já uma referência para muitos atletas da Região Norte.

Ao Verdadeiro Olhar, o vereador do Desporto da Câmara de Lousada, António Augusto, salientou que a organização prevê que participem na prova entre 300 a 400 atletas.

“Apesar de as inscrições terem iniciado há pouco tempo, estamos a prever um número significativo de presenças, entre os 300 a 400 atletas, o que é já em si um facto assinalável se tivermos em conta que, nesta altura, existem várias corridas de S. Silvestre”, adiantou.

O autarca manifestou, também, que o facto de a corrida de S. Silvestre de Lousada contar com a presença da atleta mais medalhada de sempre ajuda a dar visibilidade à competição e a mobilizar mais participantes. “A Fernanda Ribeiro é uma atleta que dispensa apresentações. É uma referência do atletismo português e tê-la entre nós a competir é um orgulho imenso e mobiliza muitos atletas e apaixonados pela corrida”, frisou.

A corrida de São Silvestre de Lousada tem uma extensão de 10.000 metros é organizada pela “Lousada Associação de Eventos Culturais” (LADEC) e conta com o apoio da autarquia. O percurso terá partida e chegada junto à Escola Secundária de Lousada e prevê a realização de duas voltas a um percurso de 5.000 metros, nas ruas adjacentes.

A corrida terá a duração máxima de 1h30. Os participantes deverão ter pelo menos 18 anos, realizados no dia da prova, podendo ser ou não federados.

Além da Corrida de São Silvestre de Lousada, a organização vai promover uma Corrida de S. Silvestre para a Pequenada, direcionada a alunos do primeiro clico e dos jardins de infância, que neste caso, serão acompanhados pelos respectivos pais.

As inscrições estão abertas para todos os que pretendam inscrever-se. Até dia 10 de Dezembro o valor é de 5 euros e, de 11 a 15, aumenta para 10 euros.