Imagens dos ensaios da peça Fera Amansada

A Jangada Teatro estreia hoje, na abertura da 16.ª edição do Folia – Festival Internacional das Artes do Espectáculo, a peça “A Fera Amansada”, 44.ª produção do grupo. Trata-se de uma comédia física, assente no trabalho de três actores – que dão vida a 20 personagens – e um músico.

Além desta peça, haverá mais dois espectáculos baseados na obra do dramaturgo inglês William Shakespeare, no ano em que se assinalam os 400 anos da sua morte: a Companhia do Chapitô, com o clássico “Macbeth”, os gregos do Idea Theatre Group com “Romeo e Juliet for 2”.

Até dia 1 de Maio sobem ao palco do Auditório Municipal de Lousada vários espectáculos multidisciplinares de teatro, música e dança. A Jangada Teatro espera casa cheia em todos eles. Se quer agarrar os últimos bilhetes disponíveis é melhor correr.

Comédia promete prender os espectadores

Rita Calatré, Luiz Oliveira e Vítor Fernandes são os actores da companhia residente de Lousada que vão dar corpo à nova produção do grupo. Vão desdobrar-se na interpretação de quase 20 personagens numa comédia que promete animar o público.

“A Fera Amansada” conta a história de duas irmãs, a mais velha, que é uma fera, e a mais nova, muito meiga. O problema é que o pai só permite que a mais nova case depois de casar a mais velha. A peça decorre em torno do cortejar de vários pretendentes que procuram domar a fera. E vão conseguir? “Vamos tentar amansar a fera”, promete Luiz Oliveira, da Jangada Teatro, em tom de brincadeira.  A peça tem a encenação do britânico John Mowat, estando a música ao vivo a cargo de Rui Sousa e sendo o desenho de luz de Fred Meireles e Fernando Oliveira.

Apesar de haver três peças de Shakespeare, Luiz Oliveira salienta que todas as interpretações fogem do texto clássico e têm uma roupagem actual e divertida.

Numa continua procura por trazer mais qualidade ao Folia, este ano estará em palco uma companhia da Grécia cujo espectáculo, “Romeo and Juliet for 2”, tem sido premiado. Nesta vertente internacional marca também presença o Teatro Corsario, companhia espanhola sediada em Valladolid. Depois haverá as actuações nacionais da Companhia do Chapitô (Lisboa), do Teatro do Montemuro (Castro Daire), da Palmilha Dentada (Porto) e do Plot Teatro (Odivelas).

Em termos musicais haverá dois concertos, um pelo maestro Vitorino D’Almeida, com o “Música para cinema”, no dia 24, às 16h00, e outro a cargo do cantor Paulo de Carvalho, que eternizou a música da Revolução dos Cravos, marcado para o dia 25 de Abril.

No Folia marcará ainda presença a caricaturista Inês Barros, com uma mostra do seu trabalho. Mas quem quiser poderá aproveitar para levar para casa uma caricatura realizada pela artista.

Depois do Folia subirá ao palco do auditório o Foliazinho, destinado aos mais pequenos, que decorrerá entre 3 e 7 de Maio.

 

Programa do Folia 2016:

22 Abril – “A Fera Amansada” – Jangada Teatro

23 Abril – “A Fera Amansada” – Jangada Teatro

24 Abril – “Música para Cinema” – Vitorino D’Almeida

25 Abril – Concerto – Paulo de Carvalho

26 Abril – “Cinderela” – Ricardo Peres

27 Abril – “O guardião do rio” – Palmilha Dentada

28 Abril – “Romeo and Juliet for 2” – Idea Theatre Group

29Abril – “memórias partilhadas” – Teatro de Montemuro

30 Abril – “Aullidos” – Teatro Corsário

1 de Maio – “Macbeth” – Companhia do Chapitô.

Todos os dias – exposição de Inês Barros “Caricaturar”