O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Rota do Românico, projecto que reúne 58 monumentos espalhados por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, lançaram, esta segunda-feira, uma campanha de promoção internacional, cuja apresentação decorreu no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O arranque da campanha foi assinalado com a inauguração de uma tela gigante na gare do aeroporto e com a estreia do primeiro de 14 vídeos promocionais que vão ser lançados durante este ano.

Citado em comunicado, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, afirmou que “a Rota do Românico é um dos projectos mais interessantes e mais ricos da região, e assume-se já como um produto turístico atractivo para os mercados internacionais”.

O presidente da entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal realçou que a inauguração da tela gigante na gare do aeroporto faz parte da estratégia delineada pela entidade para promover a região.

“A utilização desta tela gigante permite apoiar os territórios na sua estratégia de internacionalização, principalmente os que se encontram mais afastados desta importante porta de entrada na Região”, acrescentou, sublinhando os resultados positivos que têm tido as campanhas levadas a cabo naquele aeroporto, dando como exemplos os casos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, da Liga das Nações e da exposição de Eduardo Souto Moura na Casa da Arquitectura (Matosinhos).

Já o presidente e da Associação de Municípios do Vale do Sousa, Rota do Românico e da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, na sua intervenção, assumiu que a Rota é uma referência nacional do ponto de vista da conservação, mas também do turismo, com um património arquitectónico e religioso variado e que merece ser conhecido.

Rosário Correia Machado, dircetora da Rota do Românico, realçou que o objectivo da promoção passa por “consolidar este projecto turístico-cultural, que nos últimos anos tem vindo a crescer em termos de procura”.

“A mais-valia da Rota do Românico para o turista é estar estruturada e revelar-se como uma espécie de caixa de Pandora, onde funciona muito bem o efeito surpresa”

A directora da Rota do Românico referiu que o projecto turístico-cultural em 2019 bateu o recorde com mais de 15 mil visitantes registados, entre mais de 20 nacionalidades.

“Um número que não inclui, porém, todos aqueles que, de forma autónoma, percorreram os 58 monumentos deste itinerário”, disse, salientando que este produto turístico possui um sistema de informação em quatro línguas, que passa, entre outros, por um guia, mapa e aplicação móvel.

“Estes materiais reúnem informação sobre os elementos patrimoniais, mas também, por exemplo, acerca da restauração e do alojamento, para auxiliar o visitante a fazer as suas escolhas”, acrescentou.

Rosário Machado sublinhou que a Rota do Românico, “está preparada numa dimensão de experiência”, dispondo de um património de “uma beleza ímpar e tem pormenores que estimulam o visitante a prosseguir a sua visita, deixando-o fascinado”.

“A mais-valia da Rota do Românico para o turista é estar estruturada e revelar-se como uma espécie de caixa de Pandora, onde funciona muito bem o efeito surpresa e a descoberta de uma história fantástica associada à fundação do País, aliada à particularidade estética da escultura do românico e ao sabor maravilhoso da nossa gastronomia e vinhos”, afiançou,

A Rota do Românico integra os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção deste projecto abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação ambiental e a promoção turística.

A Rota do Românico é considerada, a nível nacional e internacional, um caso de sucesso e um exemplo de boas práticas no que diz respeito à conservação e valorização do património cultural, contribuindo para o aumento da notoriedade do território do Sousa, Tâmega e Douro e para o seu desenvolvimento.