A Rota do Românico foi distinguida com o terceiro lugar dos prémios “Destino de Turismo Cultural Sustentável 2018”, na categoria “Paisagens Culturais”, atribuídos pela Rede Europeia de Turismo Cultural.

Trata-se de um galardão que pretende reconhecer a excelência dos destinos turísticos culturais que se destacam pelas experiências proporcionadas aos visitantes, respeitando as tradições, o envolvimento das comunidades locais e o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis e responsáveis de turismo cultural.

Os vencedores foram anunciados, esta quinta-feira, numa cerimónia em Pafos, no Chipre, no âmbito da 11.ª Conferência Internacional para o Turismo Cultural na Europa, subordinada ao tema “O património cultural como um activo para o turismo responsável e sustentável”. Foram entregues prémios em sete categorias: Religião e Peregrinações; Costeiro e Marítimo; Paisagens Culturais; Industrial e Militar; Casas Históricas, Aldeias e Cidades; Produtos Temáticos Transnacionais; Contribuições das Indústrias Culturais e Criativas.

Segundo a Rota do Românico, estes prestigiados prémios são dinamizados, desde 2014, pela European Cultural Tourism Network, sediada em Bruxelas, Bélgica. “Esta associação internacional, que se afirma como a única rede pan-europeia para o desenvolvimento e promoção do turismo cultural, é constituída actualmente por 29 membros de 19 países, incluindo 13 da União Europeia”, refere a mesma fonte.

A Rota do Românico esteve representada por Rosa Cortez, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, entidade parceira do projecto desde a sua génese.