Chama-se Flávio Ribeiro, tem 25 anos, e confeccionou a segunda pizza com melhor sabor do do III Campeonato Português de Pizza que decorreu, esta segunda-feira, no Porto.

O jovem de Lousada, que é pizzaiolo do restaurante Ao Forno, em Penafiel, já tinha conquistado, no campeonato do ano passado, o terceiro lugar da mesma categoria.

O resultado alcançado este ano deu-lhe um lugar na “Selecção Nacional de Pizzaiolos” que vai representar Portugal nos campeonatos europeus de pizza, em Itália.

Mais uma vez, a pizza vencedora vai constar do menu deste restaurante penafidelense. Se quiser provar, pergunte pela “Pizza de Prata”.

“Pizza de Prata” passa a fazer parte da ementa

No ano passado, Flávio Ribeiro foi pela primeira vez ao Campeonato Português de Pizza promovido por Antonio Mezzero, “Embaixador da Pizza Napolitana em Portugal”, que tem como objectivo promover a pizza e os pizzaiolos de Portugal.

Não ia com expectativas elevadas, porque ia competir com profissionais com muito mais experiência na confecção de pizza, mas trouxe para Penafiel um lugar no pódio, ficando em terceiro lugar na categoria Paladar.

Os resultados de 2015 deram-lhe acesso directo ao concurso deste ano. O jovem voltou a estar no Jardim dos Clérigos a confeccionar pizzas em forno a lenha e repetiu a proeza. Desta vez, conquistou a taça da segunda pizza mais saborosa em competição, entre 33 concorrentes. Com 25 anos, era o pizzaiolo mais jovem em competição. Foi apenas suplantado por Rute Mazza, da Pizzeria Il Siciliano, em Cascais.

“Fiquei surpreendido quando disseram o meu nome. Notei que os pizzaiolos que lá estavam evoluíram muito e já levam a competição a sério. Toda a gente estava com muita qualidade e em pé de igualdade. Foi uma luta renhida”, refere Flávio Ribeiro, sustentando que há no país “bons pizzaiolos”. “Andei o ano todo a preparar-me para conseguir atingir os meus objectivos”, explica.

Esta nova conquista garantiu-lhe um lugar na “Selecção Nacional de Pizzaiolos”. Em Setembro, estará em Itália, na cidade de Parma, a participar nos Campeonatos Europeus de Pizza. As expectativas são altas, mas não esquece que vai competir com centenas de pizzaiolos com mais experiência. “Vou dar o meu melhor”, garante Flávio Ribeiro. A competição vai levar a mesma pizza que apresentou no campeonato nacional.

Essa pizza, com queijo de bufalo, brazola, agrião e tomate cherry, passa agora a constar do menu do Ao Forno, como Pizza de Prata. Junta-se assim à Pizza de Bronze, que foi premiada no ano passado e que tem sido um sucesso, conta o jovem de Lousada. “Espero que esta tenha o mesmo sucesso ou ainda mais. Os clientes já brincam a dizer que para o ano vêm provar a Pizza de Ouro”, conta.