Já não é a primeira vez que trago este tema aos nossos leitores.

Todos nós temos a noção de que temos ainda um longo percurso a fazer em matéria de recolha e separação de resíduos, não só em Penafiel, não só na região, mas a nível nacional.

Será uma questão cultural? Falta de sensibilização ou de informação sobre o assunto? Será puro descuido das pessoas que não querem saber do meio ambiente nem se preocupam com o impacto dos seus comportamentos de hoje nas gerações futuras?

Talvez seja um pouco de tudo…mas a verdade é que há ainda muito a fazer para termos um ambiente mais limpo e mais sustentável.

Procuramos todos, entidades públicas com responsabilidades directas nesta matéria, em trabalhar no sentido de disponibilizar os melhores equipamentos, condições e o máximo de informação para que as pessoas separem os resíduos em suas casas, para que respeitem as regras de deposição dos resíduos nos contentores disponibilizados e para que tenhamos uma comunidade envolvida e sensibilizada, que nos ajude a fazer cada vez mais e melhor.

Não podemos colocar um fiscal em cada casa.

Temos de acreditar nas pessoas, no seu sentido de responsabilidade e na sua capacidade de alterar e corrigir comportamentos que causam, por vezes, situações muito desagradáveis aos olhos de quem passa nas ruas.

Contudo, quem tem crianças em casa, já tem uma forte equipa de fiscalização, pois elas são as que mais depressa aprendem e ajudam a educar os adultos. As crianças e o trabalho pedagógico que se faz com elas na escola são a melhor forma de mudarmos mentalidades e comportamentos para o futuro. Bem haja a todos os professores e auxiliares que trabalham estas matérias nos seus projectos educativos.

Independentemente de tudo, e para tentar acompanhar e controlar algumas dessas situações, a Câmara Municipal de Penafiel, através do Pelouro do Ambiente, criou recentemente uma equipa de Fiscalização Ambiental, que integra a Divisão do Ambiente, e que vai fiscalizar, em todo o concelho, as seguintes áreas de intervenção:

  • Publicidade indevida em equipamentos e locais públicos
  • Veículos abandonados na via pública
  • Deposição de resíduos sólidos urbanos (RSU’s) nos contentores, sem estarem devidamente acondicionados em saco fechado
  • Colocação de resíduos volumosos (vulgarmente chamados de “monstros”) ao lado dos contentores (os nossos serviços vão recolher a casa dos Munícipes, a pedido dos mesmos)
  • Colocação de resíduos verdes dentro dos contentores de RSU’s (está a ser trabalhada uma alternativa para os Munícipes puderem depositar os seus verdes)
  • Colocação de RSU’s fora dos dias de passagem do camião de recolha.

Contamos assim com uma comunidade atenta e que nos ajude a evitar situações desnecessárias.

Queremos fazer mais e melhor, mas precisamos de uma comunidade envolvida e com sensibilidade para esta matéria.

Contamos muito com o empenho de todos.