Surpreso com o anúncio da Águas de Paços de Ferreira, que enviou, esta segunda-feira, um comunicado, dizendo que afinal não haverá, para já, alteração no tarifário que ia aumentar o preço da água no concelho, o PSD de Paços de Ferreira veio, também em comunicado, exigir que a concessionária informe a população sobre esta mudança.

“O PSD considera que o anúncio, feito ontem numa rede social, não é suficiente, pelo que exige que a empresa use o mesmo meio utilizado há cerca de duas semanas (ofício) para informar adequadamente a nossa população. Já que não se encontra estabilidade de posições na nossa autarquia, exigimos que esta empresa não volte a assumir posições deste género, pois este não comportamento errático não é admissível”, critica a comissão política social-democrata.

O PSD sustenta ainda que “nunca, em momento algum, esteve a favor da subida do preço da água, posição que ficou bem marcada em plena Assembleia Municipal”. “Recorde-se que a única tomada de posição institucional do Partido em relação a este assunto foi exigir explicações ao Dr. Humberto Brito sobre a confusão que se gerou com a referida carta recebida pela população mas que resulta, como é evidente, da falta de estabilidade de posições da nossa autarquia, que um dia ‘grita’ contra a empresa e no dia seguinte anda de ‘mãos dadas’ ao ponto de lhe oferecer condecorações”, aponta o comunicado.

Os social-democratas deixam ainda criticas à actuação de Humberto Brito e aos comentários feitos sobre um possível envolvimento do PSD neste imbróglio. “Estes terão que ser comprovados em local próprio pois sobre este assunto nunca em momento algum escondemos documentos (nomeadamente pareceres da ERSAR) ou mentimos sobre nenhum facto à população”, ironizam. “Mais, entendemos que este tipo de insinuações e comentários não são dignos de um presidente de câmara. Consideramos mesmo que a sua proximidade com os comportamentos da bem conhecida personagem D. Quixote, do famoso livro de Miguel de Cervantes Saavedra, que do alto do seu cavalo Rocinante vê em cada ‘moinho um gigante inimigo’”, compara o PSD de Paços de Ferreira.

“O problema desta confusão é só um: é a nossa população que pagará, mais tarde ou mais cedo, as ‘lutas contra moinhos de vento’ do Dr. Humberto Brito”, conclui o PSD.