Foto PSD

A comissão política concelhia do PSD Paredes emitiu um comunicado em que se congratula pela aquisição do Complexo Desportivo das Laranjeiras por parte do município e critica o PS por ter realizado uma conferência de imprensa para pedir uma alteração ao Plano Director Municipal para que a todo o espaço voltasse a ser zona de equipamentos quando, dias antes, tinham votado favoravelmente, em reunião de câmara, a proposta apresentada pelo executivo social-democrata, com o mesmo fim.

“Não está em causa o conteúdo das propostas – quer o PSD quer o PS querem o melhor fim para o espaço do Complexo. Também não se está a disputar quem apresentou a proposta primeiro. Não é esse o nosso campeonato! O que está em causa é a descredibilização da política, menosprezando a capacidade crítica dos paredenses”, sustenta o PSD.

“Ter-se-á o PS esquecido que tinha aprovado, por unanimidade, a proposta da Câmara Municipal, uns dias antes?”, questionam.

No comunicado, o partido lembra que, no dia 11 de Janeiro, foi aprovada uma proposta, apresentada pelos eleitos do PSD, que garantia a “alteração da classificação do solo, naquela área, de zona residencial de alta densidade para zona de equipamentos”, na revisão do PDM, que está a decorrer. O PS veio, nove dias depois desta proposta ser aprovada por unanimidade, fazer uma outra com o mesmo teor, refere o PSD.

Mas não é só esta a incoerência do PS, argumentam os social-democratas, que elencam a atitude dos socialistas em várias datas. “Em 2007, o Plano de Urbanização da Cidade de Paredes previa para aquela zona a construção de um shopping, dado que era de cércea elevada. Estávamos numa época em que os processos de revisão dos planos diretores eram muito morosos. Em 2013, deu-se início ao período de discussão pública da revisão do PDM. O PS não sugeriu qualquer alteração relativamente ao índice de construção nem deu qualquer outro contributo, deduz-se que estava de acordo”, diz o documento. Já em 2014, o PS votou unanimemente a revisão do Plano Diretor, também sem apresentar uma proposta de alteração.