Os vereadores do PSD e da CDU requereram, esta quinta-feira, o agendamento de uma reunião de câmara extraordinária para discutir e “repor a verdade” sobre os valores distribuídos às juntas de freguesia para a limpeza das ruas no âmbito dos acordos de execução. Em causa está um folheto distribuído pela Câmara Municipal de Valongo à população onde são publicados números contestados pelos presidentes de junta de Alfena e de Ermesinde.

O período antes da ordem do dia da reunião pública da Câmara de Valongo foi longo e dominado pela discussão em torno do folheto de prestação de contas enviado pela autarquia há cerca de duas semanas para os munícipes, onde, entre outras coisas, é afirmado que foi transferido “mais de um milhão de euros para as juntas de freguesia fazerem varredura cinco vezes por semana, manutenção de jardins e pequenos arranjos”. Um dado que motivou, há duas semanas, a contestação dos presidentes de junta de Alfena e Ermesinde e o pedido dos vereadores da oposição para a realização de uma reunião entre as partes para esclarecer os factos. A reunião realizou-se, mas apenas com os autarcas de Alfena e de Ermesinde com os vereadores da oposição, sem a presença de José Manuel Ribeiro, como fora solicitado.

Esta quinta-feira os eleitos da CDU e do PSD entregaram, no período antes da ordem do dia, um requerimento para que fosse admitido e incluído na ordem do dia da reunião uma proposta de deliberação que visava a elaboração de um novo folheto para “reposição da verdade”. O requerimento não foi aceite e até motivou a suspensão dos trabalhos para aferir, junto dos serviços jurídicos, se este devia ser admitido e votado. Não obstante, os vereadores da oposição não desistiram e requereram uma reunião extraordinária  a “ser marcada para os oitos dias seguintes a contar da presente data” para discutir e “repor a verdade dos factos” sobre os valores acordados no âmbito dos acordos de execução com as juntas de freguesia. Para a respectiva ordem  de  trabalhos requerem a inclusão de um ponto  para  ser  discutido  cujo o  assunto  é “proposta  de publicação  de  info-mail  para  reposição  da  verdade  dos factos”.