Foto: Pexels

O Partido Socialista (PS) está há 34 anos a liderar a Câmara de Lousada e “tem sido incapaz de resolver o problema dos transportes no concelho”. A acusação partiu do PSD que, em comunicado, revela que a falta de uma rede que sirva de alternativa ao automóvel tem “causado graves constrangimentos e agrava desigualdades” entre os munícipes.

Para os sociais-democratas, urge implementar “uma Rede Integrada de Transportes Públicos para todas as freguesias, constituída por mais carreiras regulares e uma frota de minibus elétricos”, porque só assim estará garantida a mobilidade das pessoas”, fazendo com que “cheguem ao trabalho, escola, serviços de saúde e outras atividades em segurança e conforto”.

Para além disso, “um sistema de transporte público bem desenvolvido pode ajudar a reduzir o tráfego de veículos particulares, diminuindo congestionamentos, poluição do ar e ruído, além de reduzir os custos de deslocação para utentes e clientes”, defendem.

Na mesma nota, o maior partido da oposição de Lousada argumenta que a autartquia deve também “promover a oferta de condições e incentivos para outras modalidades de transporte” que possam operar no concelho e “investir na melhoria das infraestruturas viárias”, adotando “tecnologias que ajudem a melhorar a fluidez e segurança do tráfego”.

Acrescenta ainda o PSD que, o executivo, liderado por Pedro Machado, deve gizar um plano que inclua “ligações intermodais, novos eixos e fluxos rodoviários” por toda a malha urbana.

Um sistema de transportes públicos bem estruturado vai “contribuir para a coesão territorial e inclusão social, permitindo que pessoas de diferentes localidades, classes sociais e faixas etárias tenham acesso aos mesmos serviços e oportunidades”. Ora, a acontecer, representaria uma componente importante, uma vez que iria promover “a inclusão e sustentabilidade demográfica, a competitividade e coesão dos territórios”.

O Verdadeiro Olhar tentou obter uma reação por parte da Câmara Municipal, em relação a matéria, mas, até ao momento, sem resposta.