A Comissão Municipal de Protecção Civil de Paredes reuniu, esta quarta-feira, seguindo a recomendação da Comissão Nacional de Protecção Civil para que e os concelhos com freguesias de intervenção prioritária – neste caso Aguiar de Sousa, Sobreira e Recarei – fizessem uma reunião extraordinária.

Segundo nota de imprensa, na iniciativa foi apresentado o balanço do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município, no âmbito da limpeza das estradas municipais das freguesias prioritárias, terrenos municipais, fiscalização das freguesias prioritárias e das zonas industriais e centros escolares.

“O pelouro da Protecção Civil do Município de Paredes, a cargo do vereador Elias Barros, procedeu à limpeza dos terrenos municipais, notificou os proprietários, efectuou gestão estratégica de combustíveis com recurso a fogo controlado, realizou acções de voluntariado para as florestas, e acções de sensibilização”, refere o município. Foram ainda distribuidos panfletos informativos nas freguesias.

“Deste balanço a reter ainda que foram efectuados 356 processos limpeza de terrenos de privados, fogo controlado em mais de 15 hectares, onde estiveram envolvidas várias entidades (Bombeiros Voluntários de Cete, Associação Florestal do Vale do Sousa, Técnicos de Fogo Controlado com a coordenação da Câmara Municipal de Paredes)”, diz a autarquia.

Os responsáveis da protecção civil presentes aproveitaram a reunião para pedir aumento das acções de sensibilização junto da população e a fiscalização relativamente a limpeza de terrenos, para evitar fogos florestais.