O tempo frio está de regresso a Portugal, sobretudo à região, com uma descida significativa das temperaturas máximas entre 5 a 10 graus, assim como o vento forte e chuva, sobretudo amanhã, podendo ser acompanhada de trovoada e granizo, avança a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (PROCIV).

Esta descida de temperatura, com mínimas abaixo da média para a época do ano, pode levar à formação de gelo ou geada no interior, em especial esta sexta-feira.

Por isso, a PROCIV apela à adopção de determinados comportamentos para evitar “intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseira”. assim como “incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos”.

Pede-se “especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis”, como crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo”. Também para quem anda na rua, o piso vai estar “escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo”.