Na sequência do mau tempo do passado fim-de-semana, nos dias 12, 13 e 14, o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) registou um total de 57 ocorrências, mais precisamente seis quedas de árvores; 27 desabamentos; 21 inundações e três quedas de estruturas.

“Atenderam às várias ocorrências as equipas dos Serviços Municipais da Protecção Civil, das Juntas de Freguesia, da Infraestruturas de Portugal e das Corporações de Bombeiros Voluntários do concelho, destacando a mobilização pelo SMPC de um total de 21 funcionários, seus viaturas e três retroescavadoras do município de Penafiel”, diz nota de imprensa.

Segundo a autarquia, a maioria dos desabamentos provocou o condicionamento parcial da circulação rodoviária, sendo de destacar o corte total da circulação na Rua de Ufe, em Canelas, na Rua Padre Carlos Soares, nas Termas de S. Vicente, e na Rua de Navalhós, em Penafiel.

Por motivo de inundação ocorreu pontualmente o condicionamento da circulação rodoviária em alguns arruamentos, e o corte da circulação na Rua da Ponte, na freguesia de Penafiel, na Rua do Rio Sousa, na freguesia de Bustelo, na Rua do Ribeiro, na freguesia de Rio de Moinhos, e na Rua dos Combatentes do Ultramar, na freguesia de Guilhufe e Urrô.

Foram entretanto iniciadas as operações de limpeza e reparação com vista à reposição da normalidade.